Pontos Turisticos


Ilha do Bananal


A Ilha do Bananal é a maior ilha genuinamente fluvial do mundo, com cerca de vinte mil quilômetros quadrados de área (1.916.225 hectares), cercada pelos rios Araguaia Javaés. Reserva ambiental brasileira desde 1959, é considerada Reserva da Biosfera pela UNESCO desde 1993, sendo também uma das zonas Húmidas de importância internacional, classificadas pela Convenção de Ramsar. A ilha localiza-se no estado brasileiro do Tocantins, estando subdividida entre os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium. Bananal está na divisa de Tocantins com os estados do Mato Grosso (no rio Araguaia) e de Goiás (na porção sul do rio Javaés). Na foz do rio Javaés, localizada no extremo norte da ilha, está a tríplice divisa entre os estados de Tocantins, Mato Grosso e Pará.
Parte da ilha é ocupada pela Terra Indígena Parque do Araguaia, a qual abrange toda a porção sul e boa parte da porção oeste de Bananal até a latitude da cidade de Santa Terezinha (MT); pelo Parque Nacional do Araguaia, que abrange as porções norte e nordeste da ilha; pela Terra Indígena Inãwébohona, que se sobrepõe ao Parque Nacional do Araguaia, estando localizada na porção nordeste da ilha; e pela Terra Indígena Utaria Wyhyna/Iròdu Iràna, que também se sobrepõe ao Parque Nacional do Araguaia e está localizada na porção norte da ilha. Deste modo, toda a Ilha do Bananal é considerada pela constituição federal como terra da união, sendo o maior complexo de reservas existente no estado do Tocantins. Os povos indígenas que vivem na Ilha do Bananal, são: os Carajás, os Javaés, os Tapirapés, os Tuxás e os Avá-Canoeiros (mais conhecidos na região pelo apelido de Cara-Preta).
As estradas que dão acesso ao interior da Ilha do Bananal são a rodovia BR-242 (mais conhecida neste trecho como Transbananal), a Transaraguaia (extensão não-oficial da TO-255), além de uma estrada sem nome que liga a Aldeia Santa Isabel do Morro ao extremo sul da ilha, margeando o rio Araguaia e o rio Caracol.

Mina


A Lagoa do Morro Azul, um manacial de águas termais surgidas da fenda de um bloco de rocha calcária, numa abundância impressionante, que de imediato vai dando formação a uma bela e cristalina piscina natural. Nas proximidades encontra-se a Casa de Pedra e o Morro Azul de onde é extraído calcário, usado na agricultura para a correção do solo, cal, brita, granitina.







                 

  Praia Recanto da Ilha


A 48 km da sede do município de Formoso do Araguaia com muito lazer, comida boa, sombra e ecoturismo é uma ótima opção para as férias agora no mês de julho. Com pouco mais de oito mil metros quadrados de área e na divisa com a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, a Praia Recanto da Ilha, em Formoso do Araguaia, banhada pelas águas do Rio Javaé, oferece uma estrutura montada para atender, com excelência, os visitantes. Na Praia Recanto da Ilha, os turistas se divertem as margens do Rio Javaés, tendo ao fundo a Ilha do Bananal e o melhor sem pagar nada por isso. Oferecendo as famílias o melhor custo benefícios no Sul, não há travessia.













0 comentários:

Postar um comentário